Vila da Criança está confirmado em outubro de 2025

22 de Agosto de 2025, 06:03

Está confirmada a segunda edição da Vila da Criança. O anúncio foi feito pelo Governo de Sergipe nesta quinta-feira (21/8), durante reunião de alinhamento. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais e municipais para definir detalhes operacionais do evento que está programado para acontecer entre os dias 3 e 26 de outubro, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, das 17h às 22h.

A edição deste ano contará com uma estrutura mais ampla, reunindo cinema, teatro, arena gamer, minicidade, roda-gigante, carrossel, brinquedos infláveis e com acessibilidade, além de casas temáticas, cama elástica, espaço multissensorial, praça de alimentação, artesanato, economia criativa e a presença de órgãos públicos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e Conselho Tutelar.

De acordo com o diretor-presidente da Funcap, Gustavo Paixão, o teatro e o cinema estão de volta, com uma pegada mais lúdica e infantil, e a cenografia será mais conectada com o universo atual das crianças e jovens. “Tudo de forma criativa, inclusiva e acessível, sempre respeitando a diversidade de públicos”, completou.

O cinema climatizado terá capacidade para 80 pessoas, com duas sessões diárias, às 18h e às 20h, enquanto o teatro terá espaço para 130 pessoas, também com duas apresentações por dia (às 18h e às 20h). Já a Arena Gamer contará com 40 computadores, jogos on-line com limite de 30 minutos por participante e bloqueio de sites de conteúdo adulto. Todos os espaços contam com acesso gratuito.

No dia 12 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças, a programação será especial com o Bloquinho da Criança.

A Vila da Criança integra um conjunto de grandes eventos temáticos promovidos pelo Governo de Sergipe, como a Vila do Natal, a Vila da Páscoa e a Vila do Forró. Essas iniciativas se consolidam como importantes estratégias de valorização cultural e de fortalecimento do turismo, movimentando a economia local, incentivando a geração de emprego e renda e criando novas oportunidades para a população sergipana. Além de proporcionar lazer e experiências inclusivas para as famílias, as vilas têm se tornado marcos no calendário festivo do estado, atraindo visitantes e impulsionando setores como comércio, serviços e gastronomia.

Inclusão

A coordenadora de Políticas Públicas em Defesa da Pessoa com Deficiência, setor da Seasic, Suelen Graziele Silva Garcia, destacou a preocupação em assegurar a participação plena das crianças. “Quando pensamos em eventos como esse, um dos pontos principais tem que ser a inclusão, porque queremos que todos possam aproveitar. Nenhuma criança deve ficar afastada do direito de brincar, correr e se divertir. A Vila da Criança está aí para isso: um espaço de participação para todos”, pontuou.

 

Medium d0c965de6e553407c321805f1bc34604