Rabanada: um doce que tem sabor de Natal

24 de Dezembro de 2025, 06:00

O Natal também se reconhece pelos aromas que tomam conta da casa e despertam lembranças afetivas. Entre eles, a rabanada ocupa lugar de destaque na ceia, atravessando gerações como um doce carregado de significado. De origem portuguesa e incorporada à cultura brasileira, nasceu da simplicidade e do aproveitamento de sobras em tempos de escassez. Talvez por isso represente tão bem o espírito natalino, traduzindo com delicadeza a celebração do nascimento de Cristo.

Pequenas diferenças no tipo de ingredientes fizeram surgir certas variações. Algumas receitas usam água, no lugar do leite de vaca. Outras o substituem por vinho ou uma calda de açúcar e preferem o mel ao açúcar e a canela. Dependendo da região, a maneira de chamá-la também muda.

Em Portugal, ao norte do rio Mondego, era chamada de fatia dourada ou fatia-de-parida (ou ainda fatia de mulher parida). Esse nome deve-se a um fato curioso: uma mulher pobre, sem ter quase nada para comer, precisava alimentar seu filho recém-nascido. Seus únicos alimentos eram restos de pão dormido molhados com leite adocicado. A mulher teve tanto leite que amamentou seu filho e ainda sobrou para amamentar outras crianças também. Dessa forma, a rabanada acabou virando símbolo de prosperidade e fartura, sendo servida nas festas de fim de ano.

A rabanada é também o pain perdue dos franceses, que antigamente a chamavam de pão à romana ou crostas douradas. Hoje, a tradição francesa permite também que elas sejam preparadas com brioche, o famoso pão-bolo francês em formato de cogumelo com sabor amanteigado.

No Brasil, é um prato típico da ceia de natal, sendo raramente consumido fora dessa data. No Nordeste, onde é comum saboreá-las no café da manhã, fazemos distinções. Quando frita em óleo ou manteiga, a preparação se chama rabanada, e se cozida em calda, transforma-se em fatia dourada ou fatia-de-parida, como é chamada no seu país de origem.

Para aqueles preocupados com a boa forma e com a alimentação mais leve, sugerimos uma receita de rabanada ao forno, contribuindo na redução de calorias. Vai muito bem depois do prato principal, experimente! Feliz Natal para todos vocês com gostinho de rabanadas!

Confira o passo a passo da receita de rabanadas:

 

INGREDIENTES

Pães amanhecidos

4 ovos

250 ml de água

1 caixinha de leite condensado

1 colher de sopa de essência de baunilha

Óleo para fritar

Açúcar e canela para finalizar

 

MODO DE PREPARO

  1. Corte os pães em rodelas, com uma espessura não muito fina, mas também não muito grossa (cerca de 1 cm). Reserve;
  2. Em uma tigela, adicione a água, a baunilha e o leite condensado. Misture delicadamente até tudo incorporar. Reserve;
  3. Em outra tigela, coloque os ovos e, com o auxílio de um fouet, bata muito bem. Reserve;
  4. Passe uma fatia de pão na mistura da primeira tigela, deixe até ela absorver um pouco da mistura e ficar parecendo uma esponjinha, mas não muito encharcada;
  5. Em seguida, passe a fatia de pão rapidamente na mistura de ovos;
  6. Repita o processo com o restante das fatias de pães e deixe-as escorrendo em uma grade;
  7. Em uma panela com óleo quente, em fogo baixo, frite os pães até dourarem de ambos os lados;
  8. Deixe as rabanadas escorrem na grade e, em seguida, passe-as na mistura de açúcar e canela para finalizar;
  9. Agora é só servir. Bom apetite!
Medium 4082e6e61a4dd3e95cb8e3c79f354fec