É Natal! Dia de reunir a família e os amigos mais próximos para celebrar o nascimento do menino Jesus. O trabalho com os preparativos da ceia começa logo cedo, afinal ninguém quer ficar na cozinha até o momento da festa. Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para ocasião, outras comem apenas os pratos natalícios tradicionais, como peru, chester ou pernil.
Como qualquer refeição, é inegável que para boa parte das pessoas a hora mais esperada é o momento da sobremesa. Na ceia de Natal não é diferente. Todos ficam imaginando o que foi preparado para finalizar aquele jantar especial. Panetones, rabanadas e tortas não podem faltar. Porém, com um toque especial algumas receitas ganham ares natalinos e transformam-se em ótimas opções de sobremesa para a ceia, o que é o caso do pudim.
Parte de nossa tradição culinária há muito tempo, os pudins têm tudo a ver com a celebração. De origem portuguesa, como todos os doces feitos com muitos ovos, eles ganharam ingredientes da terra, como côco, mandioca e outros produtos. Temos ainda o típico pudim de pão, excelente maneira de aproveitar aquele pão amanhecido. Geralmente recebe passas, frutas secas cristalizadas e ainda vinho do Porto. Já o de claras é uma ótima opção quando você não sabe o que fazer com os ovos que sobraram do quindim ou de outros doces.
A preparação não é difícil. Uma boa dica para o sucesso do pudim é bater os ingredientes no liquidificador por mais tempo, assim ficará mais aerado. Para os que vão ao forno, a dica é o processo de banho-maria. O cozimento é diferente, deixa o pudim com aparência e consistência cremosa.
Para quem não tem muito tempo de ficar na cozinha, mas quer agradar os convidados, experimente fazer este requintado pudim de amêndoas que indicamos aqui e a ceia ficará ainda mais deliciosa. Os elogios com certeza virão! Feliz Natal!
Confira a receita de pudim especial de amêndoas:
INGREDIENTES
*2 envelopes de gelatina em pó incolor (24 g) *6 gemas *2 xícaras (chá) de açúcar *500 ml de leite *260 g de amêndoas sem pele *500 ml de creme de leite fresco *1/2 xícara (chá) de água
MODO DE PREPARO
1. Hidrate e dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Reserve.
2. Bata as gemas com 1 xícara (chá) de açúcar até dobrar de volume, continue batendo e acrescente o leite em fio.
3. Leve ao fogo brando sem parar de mexer e cozinhe até engrossar. Não deixe ferver.
4. Retire o creme do fogo, deixe esfriar e misture a gelatina reservada.
5. Bata 160 g de amêndoas no liquidificador e misture ao creme.
6. Na batedeira, bata o creme de leite até dar ponto de chantili e misture delicadamente ao pudim.
7. Coloque em uma forma para capacidade de 1 litro, untada com um pouco de óleo.
8. Leve à geladeira por 4 horas ou até firmar.
9. Prepare o crocante: em uma panela, misture a água e o restante do açúcar, leve ao fogo brando e, sem mexer, cozinhe até dar ponto de fio e dourar.
10. Sobre uma superfície lisa e untada com margarina, espalhe o restante das amêndoas e por cima espalhe a calda, deixando uma camada fina.
11. Deixe esfriar e quebre em pedaços.
12. Desenforme o pudim e por cima distribua o crocante.