Mesa Diretora do TJSE toma posse para o biênio 2025-2027

04 de Fevereiro de 2025, 06:03

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) terá uma mulher como presidente até janeiro de 2027, a desembargadora Iolanda Santos Guimarães. Empossada nesta segunda-feira (3/02) no auditório do Palácio da Justiça, a nova mesa diretora do Poder Judiciário sergipano é composta também pelos desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior e Edivaldo dos Santos, como vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, respectivamente.

A desembargadora Iolanda Guimarães informou que é a quarta mulher a assumir a presidência do TJSE. Antes vieram as desembargadoras Clara Leite de Rezende, Marilza Maynard e Célia Pinheiro. “É uma grande responsabilidade a ascensão de mulheres a cargos de poder e estou aqui para fazer o meu melhor nesses dois anos”, garantiu.

A nova presidente falou ainda sobre as prioridades da sua gestão. “Melhorar a prestação jurisdicional e com isso quem ganha é a sociedade, com julgamentos céleres, com uma justiça mais inclusiva e combatendo os preconceitos. Preconceitos esses que têm que ser enfrentados, não só dentro do tribunal, mas fora também. Priorizar o investimento em tecnologia, com o aprimoramento da inteligência artificial, que hoje já é uma realidade”, acrescentou a desembargadora Iolanda Guimarães.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi representado na solenidade pelo ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. “O poder se renova e com isso se renova a prestação jurisdicional. Aqui em Sergipe, ainda temos o fato de a mesa ser liderada por uma mulher e isso representa inclusão, diversidade e reafirmação da cidadania, algo muito importante para o povo sergipano e para a prestação da justiça. O tribunal de Sergipe tem um bom nome dentre os tribunais do país e isso honra o Estado”, considerou o ministro Marcelo Navarro.

Outras autoridades também compareceram à cerimônia de posse, entre elas o governador de Sergipe.

 

 

Fonte: TJSE

Medium 858ebb39c9f0156ab1daf7cad0487f6d