Os proprietários de veículos em Sergipe já podem se organizar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026. O calendário oficial, divulgado pelo Governo do Estado no Diário Oficial, estabelece prazos escalonados conforme o final da placa e prevê desconto para quem optar pela quitação antecipada.
Quem escolher pagar o imposto em cota única até 31 de março de 2026 garante 10% de desconto. A arrecadação tem início em 1º de janeiro, com pagamento disponível no Banco do Estado de Sergipe (Banese), por meio do Documento Único de Arrecadação (DUA), emitido no site do Detran/SE, ou do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), acessado pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Para os contribuintes que preferirem pagar sem o desconto, o vencimento ocorre até o último dia útil do mês correspondente ao final da placa do veículo. Os automóveis com placas de final 1 e 2 devem quitar o imposto até 30 de abril, enquanto os de final 3 e 4 têm prazo até 29 de maio.
O calendário segue ao longo do ano e se encerra em novembro, mês em que vence o pagamento para veículos com placa terminada em 0. O IPVA também pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito, com incidência de encargos definidos pelas operadoras.
Isenções
Para os condutores que desejarem solicitar a renovação da isenção dos valores do IPVA, os pedidos podem ser realizados a partir do dia 1° de janeiro até a data de vencimento do IPVA/Licenciamento 2026, conforme o calendário. Por exemplo, proprietários de veículos com placa de final 7 terão até o dia 31 de agosto para realizar o procedimento. Já os beneficiários do programa Rode Bem deverão solicitar a isenção do imposto até o dia 31 de dezembro de 2025.
Valores
Os valores do IPVA para veículos usados são calculados levando em conta uma alíquota estabelecida pela Lei 7655/2013 e o valor de mercado do veículo, considerando a tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Já para veículos novos, a referência é o valor informado na nota fiscal. Automóveis e veículos utilitários com valores abaixo de R$120 mil, possuem o IPVA correspondente a 2,5% do indicado na tabela Fipe. Aqueles com valor superior pagarão 3%. Ônibus, micro-ônibus e caminhões têm alíquota de 1%, já motocicletas e similares pagam 2%.
A tabela com os respectivos valores de referência será disponibilizada no site da Sefaz no dia 02 de janeiro de 2026.
