Com o tema ‘Amor Fati: território do querer’, o Ministério da Cultura apresenta a 24ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. As inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto, para a seleção dos filmes que farão parte da programação do maior festival de cinema de Sergipe.
Além de buscar fomentar a acessibilidade, a economia criativa, a cultura popular e a sustentabilidade nas cidades, o Curta-SE 24 tem por objetivo ampliar o acesso à produção audiovisual iberoamericana, promover o intercâmbio entre realizadores brasileiros e iberoamericanos e estimular a formação de público para o cinema brasileiro. A realização é da AVBR Produções.
Os realizadores poderão inscrever seus filmes em diferentes categorias: curta ibero-americano, curta sergipano, longa-metragem, vídeo de bolso, videoclipe, trailer e websérie. As inscrições de curtas e longas iberoamericanos devem ser feitas através dos links disponíveis no site oficial do festival: https://curtase.com.br, que direcionam às plataformas Movibeta (https://www.movibeta.com/festivals/991) ou Festhome (https://festhome.com/festival/curta-se).
Para as demais categorias (Curtas Sergipanos, Websérie, Videoclipe, Vídeo de Bolso e Trailer), a inscrição será feita por formulário específico, disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIc862QTIdQTRSZJEnfwdehMF_0xGIVb53wuqAKYZjSExZ9Q/viewform?pli=1, com envio de links via YouTube ou Vimeo, conforme instruções.
Seleção
A seleção dos filmes será realizada por uma comissão nomeada pela direção do Festival, com divulgação dos selecionados prevista para a primeira semana de outubro de 2025. Haverá ainda uma premiação especial para os melhores curtas iberoamericano e sergipano. Os realizadores sergipanos, especialmente, têm a opção inscrição em duas categorias: curtas sergipanos (link no formulário Google) e curtas iberoamericanos (Movibeta ou Festhome).
O festival conta com a chancela do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio cultural da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e apoio do Cine Walmir Almeida, Ibero Fest e Fórum dos Festivais.