HC salva paciente com implante de Impella via SUS em Sergipe

21 de Agosto de 2025, 06:04

O Hospital de Cirurgia (HC), unidade integrante da Rede Estadual de Saúde e referência em procedimentos de alta complexidade, voltou a marcar a história da Cardiologia em Sergipe. No dia 26 de julho, a instituição realizou, pela primeira vez em um paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, o implante do dispositivo de suporte circulatório mecânico Impella minimamente invasivo – tecnologia que atua diretamente no ventrículo esquerdo para manter a circulação sanguínea e dar tempo ao coração de se recuperar. O procedimento foi decisivo para salvar a vida de Wiliene de Farias, 36 anos, que hoje se recupera bem em casa ao lado da família.

“O Hospital de Cirurgia, mais uma vez, inovou na Cardiologia de Sergipe, tivemos um implante do dispositivo de suporte circulatório mecânico, chamado Impella. Esse foi o segundo Impella usado no estado para tratamento do choque cardiogênico e pela primeira vez usado em um paciente SUS. A missão do Cirurgia é essa: tratar o paciente da forma como ele merece, porque aqui toda a vida vale, importa muito”, destaca o chefe do Serviço de Cardiologia do HC, Dr. Luiz Flávio Prado.

Orgulho para Sergipe

A interventora judicial do Hospital de Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, ressaltou o significado desse marco para a instituição e para o SUS em Sergipe. “O Cirurgia mais uma vez se mostra pioneiro e preparado para oferecer o que há de mais moderno em benefício dos pacientes. Esse resultado é fruto da competência e dedicação de toda a equipe liderada pelo Dr. Luiz Flávio, e também do apoio contínuo do Governo do Estado, por meio do governador Fábio Mitidieri e do secretário estadual de Saúde, Cláudio Mitidieri. É motivo de orgulho saber que um hospital que atende paciente do Sistema Único pode realizar um feito tão grandioso e salvar vidas com excelência”, finaliza.

Medium ab5b2dbab924ce481a1ba7fca9fcb996Medium baf9039b8e1117938a0e7fd7fc872966