O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. “O Agente Secreto” foi indicado simultaneamente a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, enquanto Wagner Moura recebeu indicação a Melhor Ator por sua atuação no longa. Em outra frente, o país também aparece entre os destaques técnicos: Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.
A lista foi anunciada nesta quinta-feira, 22, pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, marcando o início da etapa decisiva da 98ª edição do prêmio e confirmando um momento histórico para o cinema brasileiro.
Melhor Ator
Wagner Moura disputa a estatueta ao lado de Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Sonhos de Trem). A indicação vem após Moura ter vencido o Globo de Ouro de melhor ator em drama, consolidando a performance como uma das mais comentadas da temporada.
Melhor Fotografia
Com Adolpho Veloso, Sonhos de Trem enfrenta Uma Batalha Após a Outra
Pecadores, Frankenstein e Marty Supreme.
Melhor Filme Internacional
Apontado como favorito, O Agente Secreto concorre com com Valor Sentimental (Noruega), Foi Apenas um Acidente (França), Sirât (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).
Além da categoria internacional, o longa brasileiro também figura entre os indicados a Melhor Filme, a principal disputa da noite — votação aberta a todos os membros da Academia.
A primeira fase de votação foi encerrada na sexta-feira (16). Mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica — entre atores, diretores, roteiristas e técnicos — participaram do processo, votando majoritariamente dentro de suas áreas, com exceção de Melhor Filme, que reúne o voto de todo o colégio eleitoral.
A cerimônia do Oscar 2026 acontece em 15 de março, e o anúncio desta quinta-feira já provoca clima de celebração no setor audiovisual brasileiro.
