Encontra-se em cartaz, a exposição “INCORPOGRAFIA • Mostra de Performance Arte”, na Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS). Aberta no último dia 5 de dezembro, a mostra reúne artistas de diversas regiões do país, com destaque para o eixo Norte–Nordeste, em uma proposta coletiva que valoriza diferentes abordagens da performance contemporânea. À visitação segue até 19 de dezembro.
A mostra destaca a pluralidade de formatos relacionados à performance, com foco em fotoperformance, videoperformance, performance-instalação, intervenções urbanas e ações formativas. Segundo os organizadores, o objetivo é ampliar o contato do público com linguagens pouco exploradas no estado, fortalecendo o campo da performance arte em Sergipe.
A coordenadora da GAAS, Jaci RosaCruz, ressalta a relevância do evento para o espaço expositivo e para o público. “Receber a Incorpografia reafirma o compromisso da Galeria de Arte Álvaro Santos com a diversidade das linguagens contemporâneas, ampliando o diálogo entre público e artistas por meio de práticas performativas que provocam reflexão e experimentação”.
O artista e pesquisador Davi Cavalcante destaca que a curadoria buscou contemplar a diversidade estética e territorial. “Selecionamos trabalhos que evidenciam a pluralidade dos territórios e das temáticas. Mesmo com aproximações entre as obras, é possível observar a amplitude da produção em performance. Mantivemos classificação livre para tornar a mostra acessível a estudantes da rede pública e ao público especializado. A Incorpografia é um primeiro movimento dedicado à performance em Aracaju, sobretudo na formação de público”.
Visitação e contato
A Galeria de Arte Álvaro Santos funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações sobre exposições, visitas e atividades educativas podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1308 ou pelas redes sociais oficiais da Funcaju.
