A Natura amplia seu portfólio de perfumaria com a chegada de Essencial Safran, fragrância apresentada nas versões feminina e masculina que promete marcar o primeiro semestre da marca. Inspirado na sofisticação da perfumaria árabe, o lançamento combina o precioso açafrão a notas extraídas do ishpink, ingrediente amazônico que imprime identidade brasileira à criação.
O lançamento reforça o posicionamento da Natura no segmento de ingredientes árabes, que tem ganhado destaque globalmente e alcançado um crescimento vertiginoso em plataformas digitais como TikTok e Pinterest, com 40% da audiência mundial de hashtags relacionadas vindo do Brasil. A ampliação do portfólio de Essencial ocorre em um contexto de forte crescimento do interesse por perfumes árabes no Brasil. Dados do Google Trends indicam que as buscas por “perfume árabe” cresceram mais de 60% ao longo de 2025, refletindo uma clara mudança no comportamento do consumidor, cada vez mais interessado em fragrâncias intensas e duradouras.
Essencial Safran inova ao trazer o açafrão – um dos ingredientes mais raros e caros da perfumaria árabe – como nota principal, um feito inédito nas composições da Natura, junto ao ishpink, conhecido como a canela amazônica. O açafrão é conhecido como o “ouro vermelho”, extraído manualmente dos estigmas de uma flor lilás em processo artesanal, resultando em um símbolo de luxo e sofisticação. O lançamento, que alcançou mais de 90% de aprovação em testes sensoriais, promete uma experiência olfativa intensa e opulenta, garantindo 14 horas de duração na pele.
A novidade foi desenvolvida em Dubai e co-criada por Veronica Kato, perfumista exclusiva da Natura, junto a dois perfumistas especialistas em perfumaria árabe: Pierre Guéros e Gael Montero. Ela será o carro-chefe da mais nova Coleção de Ingredientes Árabes da perfumaria de Natura Essencial, que visa unificar de forma inédita os ingredientes mais luxuosos da perfumaria árabe com os mais nobres ativos da biodiversidade brasileira. A coleção já conta com sucessos de venda pioneiros, como Essencial Oud e Essencial Mirra. A Natura foi a primeira marca brasileira a usar o ingrediente Oud como protagonista na perfumaria brasileira, em 2018, em uma releitura exclusiva e que marcou um novo capítulo na história da marca. Conhecido também como “madeira dos deuses” e “ouro líquido”, o Oud é um ingrediente raro, sendo a madeira mais cara do mundo e que resulta em uma fragrância rica e única.
"O interesse do consumidor brasileiro por novos ingredientes, fragrâncias mais densas e opulentas cresceu muito nos últimos anos. Essencial Safran mantém a Natura na vanguarda de criações que trazem ingredientes que serão cada vez mais utilizados na perfumaria", comenta Diego Costa, diretor sênior de marketing da Natura.
Essencial Safran estará disponível a partir de meados de março e é a aposta para o Dia dos Namorados, seguido pela coleção de ingredientes árabes, com fragrâncias marcantes e exclusivas com ingredientes da perfumaria árabe, que traz Safran, Oud e Mirra. Em breve, Natura Essencial traz de volta para o portfólio as fragrâncias de sucesso Oud Pimenta e Oud Vanilla, atendendo aos pedidos dos consumidores fieis da marca.
