Ervas: frescas ou secas, elas dão sabor especial ao prato

18 de Julho de 2025, 06:02

Aromáticas e saborosas as ervas dão o toque especial à boa cozinha. Usadas com imaginação, elas podem melhorar o sabor e o aspecto dos alimentos, convertendo um prato simples em algo especial. Não devemos ter medo de usar as ervas por não saber "o que combina com o que", porque, embora haja certas combinações de sabores que são clássicas (a manjericão com o tomate ou a pizza com o orégano), de fato, as misturas de sabores são uma questão de gosto pessoal.

Para além da aromatização e sabor de quase todos os tipos de alimentos, as ervas podem também ser adicionadas na confecção de dietas especiais, como por exemplo, para diabéticos, obesos e pessoas com problemas cardíacos graves. E isto se deve ao fato de estas ervas e plantas serem destituídas de sal, gorduras e açúcar. No entanto, para manter as suas propriedades, as ervas só devem ser adicionadas aos alimentos no fim da sua preparação, uma vez que o calor as prejudica.

Alecrim, salsinha, sálvia, tomilho, manjericão, majerona, orégano... estas são apenas algumas das ervas que você pode ter em casa e usar sempre que quiser preparar um prato especial. Elas podem, inclusive, ser plantadas no jardim ou em pequenos vasinhos dispostos na janela da cozinha. O importante é que recebam terra, água e um pouco de luz.

De uso geral em molhos de massa, as ervas podem igualmente ser adicionadas às sopas, aos óleos, ovos, sanduíches, saladas e mesmo às sobremesas e bebidas. Nos pratos, use um leve toque apenas o suficiente para identificar o sabor natural e não para sobrepor o sabor do alimento. É importante também não misturar muitos sabores. Se a receita pede ervas frescas, use ervas desidratadas na metade da medida sugerida. As especiarias usadas com moderação proporcionam prazeres incríveis.

 

 

 

 

 

 

 


 

Medium 25f3f41a0e1d7c0c5f50f94264adf88b