Doenças frequentes na infância exigem atenção imunológica

20 de Janeiro de 2026, 06:01

A infância é marcada por descobertas, aprendizados e também por episódios de doenças, muitas vezes consideradas parte natural do crescimento. Ainda assim, quando a criança adoece com muita frequência ou apresenta infecções repetidas, o acompanhamento médico especializado pode ser decisivo para garantir saúde e qualidade de vida.

De acordo com a especialista, a Imunologia Pediátrica é a área da pediatria dedicada ao estudo, diagnóstico e acompanhamento do sistema imunológico da criança. “Nosso papel é avaliar se as defesas do organismo estão funcionando de forma adequada e identificar precocemente possíveis alterações, como imunodeficiências primárias ou secundárias, alergias imunomediadas, bem como doenças auto inflamatórias", explica Dra. Camila.

Quando as infecções deixam de ser normais

É comum que crianças pequenas apresentem infecções respiratórias frequentes, especialmente ao iniciar a vida escolar. No entanto, isso deixa de ser considerado normal quando as infecções são muito repetitivas, graves, prolongadas, exigem internações frequentes ou uso recorrente de antibióticos, ou ainda quando não evoluem como o esperado para a idade.

Entre os principais sinais que merecem atenção estão: infecções de repetição (otites, sinusites, pneumonias), dificuldade de ganho de peso, infecções por germes incomuns, atraso no crescimento, histórico familiar de outros integrantes também com adoecimentos recorrentes ou histórico de óbito abaixo de 2 anos de idade por causa infecciosa, necessidade frequente de antibióticos intravenosos e internações.

Como os pais podem ajudar no dia a dia

Manter a vacinação em dia, oferecer uma alimentação saudável, garantir boas noites de sono, estimular hábitos de higiene e buscar avaliação médica diante de sinais persistentes são atitudes fundamentais para fortalecer a imunidade infantil.

Para Dra. Camila Budin, o mais importante é a informação de qualidade. “Pais atentos e bem orientados fazem toda a diferença. A Imunologia Pediátrica existe para investigar, orientar e cuidar, garantindo que cada criança tenha a chance de crescer com saúde e segurança sem restrições desnecessárias”.

Confira mais informações no site: https://dracamilabudin.com.br ou através do WhatsApp: (79) 99990-5858.

Medium a1aa718f40e963056d51b59e990b2195