Nesta quarta-feira, 1º de outubro, o Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, receberá o espetáculo “Sagração”, dirigido pela Companhia de Dança Deborah Colker. Em apresentação única, a peça reúne a música clássica de Stravinsky, ritmos brasileiros e visões ancestrais sobre a origem do mundo. A iniciativa tem o incentivo do Ministério da Cultura, do Instituto Cultural Vale e da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção local é de Villela Produções e os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site Ingresso Digital.
Fundada em 1994, a Companhia de Dança Deborah Colker, realizou mais de duas mil apresentações em mais de 100 cidades de 35 países, totalizando um público de cerca de 4 milhões de pessoas em todas as suas performances. “Durante esses anos, assistimos e participamos de muitas transformações na cultura, na política e na economia. Chegamos até aqui porque temos este espírito de evolução, que é um tema muito precioso para o novo espetáculo”, avalia o diretor executivo João Elias, que fundou a companhia de dança com Deborah Colker.
O processo criativo de “Sagração” durou dois anos e meio. O espetáculo é uma livre adaptação de “A Sagração da Primavera”, obra composta pelo russo Igor Stravinsky, que ganhou projeção mundial pela montagem estreada em Paris em 1913, com coreografia de Vaslav Nijinsky e produção de Sergei Diaghilev para os Ballets Russes. A composição musical é considerada revolucionária por introduzir estruturas rítmicas e harmônicas nunca antes utilizadas em partituras.
Boi bumbá, coco, afoxé e samba foram introduzidos à criação de Stravinsky. Aos acordes de instrumentos de orquestra, o diretor musical adicionou flauta de madeira, maracá, caxixi e tambores. Os paus de chuva também entram em cena no arranjo executado ao vivo pelos bailarinos. Para dar vida às narrativas e trajetórias do espetáculo, o cenógrafo Gringo Cardia incorpora 170 bambus de 4 metros de altura que simbolizam resistência e flexibilidade.
Os ingressos do espetáculo Sagração na bilheteria do teatro e site Ingresso Digital. Meia-entrada: professores, estudantes e pessoas acima de 60 anos. A classificação indicativa é de 14 anos.
