Como forma de respeito, amor e reconhecimento ao legado de Preta Gil, o Camarote Expresso 2222 prestará uma homenagem à cantora durante o Carnaval deste ano, no circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador. A artista, que sempre celebrou a vida ao lado da família e dos amigos, tem uma ligação histórica com a festa popular e com a capital baiana. O anúncio foi feito na segunda-feira (5), por meio de uma publicação nas redes sociais.
No comunicado, a organização destacou a força simbólica da artista e sua presença constante na folia ao longo dos anos. "Na 26ª edição do Expresso 2222 homenageamos a dona da risada contagiante, a mulher feita de carnaval, alegria e fé. A amiga, mãe, avó, irmã e filha. A nossa Preta", declarou o espaço.
A artista morreu em julho do ano passado, aos 50 anos, em Nova York. Ela sofreu complicações de um câncer no intestino e estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental contra a doença, que tratava desde janeiro de 2023.
Preta é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, terceira mulher do cantor. Da relação, o casal ainda teve Pedro e Maria. Além dos dois, Preta tem mais cinco irmãos: Nara e Marília (do casamento de Gil com Belina de Aguiar) e Bem, José, e Bela Gil (da relação do cantor com Flora).
