Band e TV Cultura fecham parceria para debates de 2026

19 de Março de 2026, 06:04

A Band e a TV Cultura anunciaram uma parceria para a realização dos debates presidenciais das eleições de 2026. Firmada na última terça-feira (17), a iniciativa reúne duas importantes emissoras do país com o objetivo de ampliar o alcance e a qualidade das discussões entre os candidatos ao Palácio do Planalto.

Pelo acordo, caberá à Band a organização do primeiro debate entre os presidenciáveis, previsto para o mês de agosto. Já o encontro com os candidatos que avançarem para o segundo turno será realizado em outubro, consolidando o compromisso das emissoras com a cobertura do processo eleitoral.

Maria Angela de Jesus, presidente da TV Cultura, avalia que a união reforça a credibilidade e a reputação de ambas as emissoras. “É uma alegria anunciar que estaremos juntos para levar ao público debates qualificados e uma discussão política responsável. Estamos fortalecendo em nossa programação o diálogo construtivo, as boas conversas e a informação de qualidade, para que o telespectador possa tomar sua decisão de forma consciente na hora do voto”.

Na avaliação de Fernando Mitre, da direção de Jornalismo da Band, a cooperação entre os canais representa um salto de qualidade em um horizonte de enorme expectativa e responsabilidade. “O Brasil está vivendo um momento muito significativo e complexo, o que é um desafio para o Jornalismo. Unidos, vamos enfrentar essa dificuldade com mais competência, confiança e disposição. Informaremos o eleitor com o que de fato interessa para que ele faça uma escolha racional no instante em frente à urna eletrônica”.

Além dos debates, a TV Cultura já vem intensificando sua programação especial sobre o tema desde o início do ano, com edições temáticas do Jornal da Cultura dedicadas à análise de políticas públicas. A emissora também prevê, para o segundo semestre, a exibição do programa De Olho no Voto, a cobertura das agendas dos candidatos nos telejornais e entrevistas individuais no tradicional Roda Viva, contemplando postulantes à Presidência da República e ao Governo de São Paulo.

Medium 3cc418a8213f5786521eaea3f323acb5