Em comemoração aos 38 anos de serviços prestados à causa do Câncer Infantojuvenil, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) promoverá um evento alusivo com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos voluntários e profissionais, além de atividades para as acompanhantes dos assistidos com a intenção de ampliar o cuidado e serviços oferecidos.
A programação festiva terá início no dia 22 de julho, com a parceria da Carreta Sesc Saúde da Mulher, no estacionamento da instituição, que vai disponibilizar durante 3 dias exames de mamografia e lâmina para as mães e avós dos assistidos.
Já no dia 24, no Memorial de Sergipe, na Orla de Atalaia, será realizado o XIII Workshop da Avosos. Este ano, o evento tem como tema “Fazer o bem faz bem”, destacando a importância da solidariedade como a força que impulsiona o trabalho voluntário. Este momento será uma oportunidade para compartilhar experiências e conhecimentos entre os profissionais e voluntários da instituição.
História da Avosos
A instituição de apoio fundada em 24 de julho de 1987, acolhe e oferece suporte ao tratamento de crianças e adolescentes acometidas com câncer e doenças hematológicas crônicas no estado de Sergipe. Os serviços prestados vão desde o diagnóstico precoce, com a disponibilização de exames e consultas para investigação e rápida detecção, bem como durante todo o processo de tratamento e remissão.
A Avosos disponibiliza, de maneira gratuita, mais de 15 benefícios para assistidos e famílias acompanhadas através da Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer. Entre os serviços prestados está a disponibilização de transporte, do município ao centro de tratamento; estadia, com leito para o paciente e um acompanhante; alimentação com seis refeições por dia; medicamentos; exames; cestas de alimentos, com suplementos e complementos alimentares; cadeira de rodas; muletas; utensílios domésticos, reforma do lar, entre outros.
A instituição foi criada e é administrada por voluntários. Atualmente, conta com mais de 120 pessoas que fazem parte de várias equipes, dedicando seu tempo para desenvolver ações, organizar eventos e oferecer suporte. Além disso, os membros da diretoria e do conselho fiscal também atuam de forma voluntária, demonstrando um grande compromisso e solidariedade com a causa.
A Casa Tia Ruth dispõe de uma Equipe Multidisciplinar, com profissionais nas áreas de: Serviço Social; Psicologia; Fisioterapia; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Enfermagem e Farmácia. Eles atuam de maneira coordenada, com objetivo de proporcionar apoio e suporte ao tratamento médico.
No período de tratamento, os pacientes têm acesso a espaços modernos e estruturados para cada faixa etária assistida: brinquedoteca; informática; cinema; balé; biblioteca; sala de game; entre outros. Em 2024, a Avosos ampliou seus atendimentos com a inauguração da Casa Paliativa Lar dos Sonhos, criada com o propósito de acolher pacientes que estão sem possibilidades de terapias curativas. A implementação dos Cuidados Paliativos na instituição foi um passo fundamental para melhorar o bem-estar do paciente e seus familiares diante da progressão da doença, colaborando para reduzir o sofrimento físico, emocional e espiritual.