De 02 a 04 de maio, os bairros Santo Antônio e Industrial, na capital sergipana, receberão o Festival de Cenas Curtas. Realizado pela Invenção Produções Artísticas, através da Lei Paulo Gustavo, o evento promoverá apresentações teatrais, circenses e de dança, além de oficinas formativas nestas três áreas e shows musicais com artistas sergipanos. A programação será gratuita e aberta ao público.
Segundo a atriz, produtora e coordenadora do projeto, Talita Calixto, a realização de cenas curtas, com até 15 minutos de duração, possibilita que mais artistas possam apresentar seus projetos em um só evento, tornando-o uma vitrine e espaço de diálogo para que o público possa conhecer o trabalho e as potencialidades destes profissionais. “Em geral, quando temos apresentações de maior duração, é necessário reduzir o número de convidados. Então, propusemos fazer algo diferente, de modo que poderemos assistir a 10 projetos artísticos, de curta duração, em dois dias de festival, no sábado e no domingo. Mas também teremos uma programação pedagógica, que já começa na sexta-feira, e shows com bandas sergipanas”, salienta Talita Calixto.
O Festival de Cenas Curtas é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Federal n. 195/2022), por meio do Edital 07/2023 Ilma Fontes, na categoria Realização de Mostras e Festivais, executado pelo Governo de Sergipe através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê – Funcap.
Apresentações, oficinas e shows
Na sexta-feira, 02 de maio, acontecerão as oficinas de teatro, das 14h às 18h, com o professor, ator e diretor do Grupo Imbuaça, Manoel Cerqueira; e de dança-teatro, das 19h às 22h, com o professor, ator e bailarino Ybine Dias. Neste dia, as atividades ocorrerão na sede do Grupo Imbuaça, no bairro Santo Antônio (Rua Muribeca, n. 4).
Também realizada na sede do Grupo Imbuaça, a programação do sábado, 03 de maio, contará com a oficina de circo, que será ministrada das 08h às 12h e das 14h às 18h, pelo artista, psicólogo, ator, diretor e palhaço pernambucano, Rafael Gentileza. Já à noite, das 19h às 21h, serão apresentadas cinco cenas curtas de diferentes linguagens artísticas.
No domingo, 04 de maio, o palco do evento passará a ser o Quadrilhódromo da tradicional Rua São João, no bairro Industrial. A partir das 16h, o público poderá conhecer mais cinco projetos artísticos de curta duração; e, a partir das 19h, dançar e curtir ao som do cantor Jão Luís, e da banda Oito Cotovelos.
O número de participantes nas oficinas pedagógicas será limitado a 20 pessoas por turma, e as inscrições podem ser realizadas por meio de link disponibilizado no perfil do instagram @in.ven.cao , da Invenção Produções Artísticas, que também divulgará, no canal, a programação completa de cenas curtas.