Em comemoração à Emancipação Política do Estado de Sergipe, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retoma a Série Cajueiros 2025 com um concerto especial nesta quinta-feira, 10 de julho. A apresentação acontecerá às 20h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e contará com a participação de dois convidados de destaque no cenário sinfônico nacional: o maestro Helder Trefzger, titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo; e o violinista paulista Gabriel Almeida.
No programa da noite, o público poderá apreciar três obras de grande relevância histórica e artística: a célebre Sinfonia nº 5 em dó menor, de Ludwig van Beethoven; o Concerto para Violino e Orquestra, de Félix Mendelssohn – uma das peças mais executadas e admiradas do repertório para violino; e, em homenagem a Sergipe, a valsa ‘União dos Despachantes’, do compositor sergipano Francisco Avelino, que será apresentada em primeira audição moderna.
“Dois grandes nomes do cenário sinfônico nacional se unem à Orsse para um concerto de grande importância artística e simbólica. Helder Trefzger traz uma bagagem vasta, acumulada à frente de orquestras renomadas no Brasil e no exterior. Gabriel Almeida é um talento da nova geração, com ideias frescas e um desempenho técnico impressionante. E o repertório é marcante: da força dramática da 5ª de Beethoven à beleza lírica do concerto de Mendelssohn, passando por uma verdadeira joia da nossa música sergipana, resgatada do acervo da Polícia Militar”, destacou o maestro Guilherme Mannis, titular da Orsse.
Os ingressos estão à venda nas bilheterias do teatro e pela plataforma Sympla. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com patrocínio do Banese.