Hoje é o Dia Mundial do Câncer

04 de Fevereiro de 2021, 06:40

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), para o Controle do Câncer (UICC). No Brasil, é disseminada pela FEMAMA e sua rede de 70 ONGs associadas.

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, e levar questões atuais sobre a doença à população em geral, no âmbito mundial.

A cada ano, centenas de atividades e eventos ocorrem em todo o mundo, reunindo comunidades, organizações e indivíduos em escolas, empresas, hospitais, mercados, parques, centros comunitários, locais de culto, nas ruas e na internet, atuando como um lembrete poderoso que todos temos um papel a exercer na redução do impacto global do câncer.

O tema deste ano do Dia Mundial do Câncer, “Eu sou e eu vou”, é um apelo ao compromisso pessoal: representa o poder que uma ação individual, tomada no presente tem de influenciar o futuro. A premissa é que qualquer pessoa tem o poder de reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida, na vida das pessoas que ama e no mundo.

Este ano, por conta da pandemia do novo coranavírus, as ações ocorrerão de forma diferenciada em todo o mundo, a exemplo de corridas, caminhadas, ciclismo e natação, que serão realizadas individualmente.  

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.

Medium ad0d833124fbf4c1ab4157d0afd284a1