Trabalhar em casa vem se tornando algo comum na rotina de muitos profissionais. Com ele, é possível passar menos tempo no transporte, o que permite ficar mais com a família, dedicar mais momentos ao autocuidado, entre outros itens que auxiliam no bem-estar. Porém, essa modalidade de trabalho remota oferece muitas vantagens, mas manter a produtividade pode ser desafiador.
Alguns profissionais também veem no home office uma oportunidade de trabalhar de pijama e flexibilizar seus horários, não estabelecendo uma rotina – algo que acaba sendo bastante prejudicial, levando a momentos de procrastinação e, consequentemente, a problemas com uma agenda desorganizada, afetando a vida pessoal e profissional.
Por isso, é comum, entre os profissionais que trabalham remotamente, o desafio de manter uma linha bem definida entre trabalho e vida pessoal, o que leva muitos à sobrecarga. Mas existem formas de evitar esse cenário.
O primeiro passo para tornar o home office mais eficiente é ter um espaço dedicado para o trabalho. Pode ser até mesmo um canto da sala ou do quarto, caso não haja um cômodo inteiro disponível para essa finalidade. O importante é que seja um local onde você saiba que se dedicará completamente às suas atividades. Feito isso, é necessário:
1 - Atenção aos horários
Ter uma rotina bem estabelecida, com horários fixos para iniciar, descansar e finalizar suas tarefas, assim como teria no presencial.
2. Se arrume para trabalhar
Vestir-se como se estivesse indo para o presencial. Estar com uma roupa adequada ajuda a sinalizar para sua mente que está em horário de trabalho.
3 - Estabeleça metas
Estabelecer metas diárias e fazer pausas regulares. O descanso é essencial para a produtividade.
4 - Tenha um espaço reservado pra trabalhar
Buscar manter seu espaço de trabalho sempre organizado e limpo, pois isso auxilia no foco e concentração.
5 - Concentração no trabalho
Evitar distrações, como TV ligada ou navegar por sites que não são essenciais para a tarefa que está realizando.
6 - Deixe um copo ou uma garrafinha de água por perto
Esticar as pernas de tempos em tempos é superimportante, mas ter água à mão evita um número maior de interrupções.
7 - Perturbação ao redor
A reforma em um apartamento vizinho, um cachorro que não para de latir, o barulho do trânsito. São vários os motivos que podem atrapalhar a sua concentração. Se for possível, recorra a outro espaço, de acordo com o que for mais acessível pra você, como um café ou algumas horas em um escritório compartilhado.